black blue and yellow textile
Simulação

A simulação é o próprio desenho. É o que chamo de “3D codificado no 2D”.

Como o papel, no qual desenhamos, é um plano formado por apenas duas dimensões, portanto, SEM PROFUNDIDADE, fazer a representação de um mundo com três dimensões onde os objetos têm altura, largura e profundidade, exige que a terceira dimensão seja “simulada”.

Para simular a profundidade devemos lançar mão de recursos gráficos para criar a ilusão de afastamento e distanciamento entre os elementos que estão mais próximos ou mais distantes do observador.

Assim como uma fotografia, mesmo sendo bidimensional, consegue reproduzir uma imagem formada por três dimensões, é possível “codificar”(colocar) informações num desenho feito à mão para que ele também possa representar imagens tridimensionais. Sendo assim, precisamos apenas compreender quais elementos tornam possível essa simulação.

Vejamos no experimento abaixo, como a profundidade afeta os objetos:

3.1 3D no 2D

O papel é bidimensional (3D desenhado no 2D (papel)).

Já vimos que o mundo real tem três dimensões e que o papel no qual fazemos nossos desenhos tem apenas duas dimensões. Surge aqui o maior desafio do desenhista. Como o papel só tem duas dimensões, o que acontece com a terceira dimensão? É preciso acrescentar uma dimensão a mais através do que chamaremos de SIMULAÇÃO, para criar a ilusão espacial e comunicar a profundidade.

Ter consciência da existência desses fatos nos permite entender como codificar informações visando alcançar uma simulação coerente com o que se quer representar.

Profundidade

A profundidade é a dimensão inexistente no papel. Por essa razão, na Idade Média, criou-se uma maneira de representá-la usando uma técnica denominada Perspectiva.

Perspectiva

“Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial”. (Definição de Perspectiva encontrada na Internet, no link abaixo:

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3636/perspectiva