black blue and yellow textile
4.3 Construção

Construir prismas é uma forma muito fácil de desenhar de maneira metódica e eficiente. É o alicerce onde os desenhos serão construídos, por isso, aprenda com muita dedicação e saiba fazer de maneira automática e precisa. O domínio do desenho de prismas é muito importante e é um dos grandes segredos dos bons desenhistas.

Nascem a partir do desenho

de prismas básicos.

Como nascem os objetos?

Estes dão origem aos objetos e podem ser: CONSTRUÍDOS...

...DEFORMADOS...

...e COMBINADOS...

...para formar objetos mais complexos,

cenas, composições etc.

​Exercício para dominar o traço… e treinar o cérebro!

Para construir bons prismas precisamos ter um traço firme e profissional. Por esta razão, vamos começar a treinar o nosso traço.

Muitos desenhistas ignoram este exercício por pensar que é algo desnecessário e que não precisam dele. Pensam que serve apenas para a obtenção de um traço firme e limpo. Sim, é para isso também, mas vai muito além.

Como o cérebro funciona

O cérebro humano trabalha fazendo comparações entre informações. Por esta razão, este exercício é muito importante pois desenvolve a capacidade de comparar e medir as formas e espaços do desenho.

O exercício

Treine preenchendo folhas de papel até sentir-se seguro na construção de linhas retas e curvas, no controle da mão e no controle dos espaços e tamanhos das formas desenhadas.

Ponto de partida

Para criar um desenho qualquer, comece traçando uma linha reta em uma direção, depois trace uma segunda reta seguindo outra direção para definir um plano e por fim a terceira dimensão para construir um prisma. Qualquer prisma pode ser construído a partir desse princípio.

Criar um ponto de partida e seguir numa direção criando a primeira dimensão é uma maneira excelente de começar qualquer desenho. Criar um ponto de partida do que você já conhece na cena ajuda a criar uma referência espacial, a partir da qual poder-se-á construir todo o restante do desenho, seja um objeto ou uma cena.

Construção do CUBO

​Com suas formas retas, o cubo é o prisma mais fácil de desenhar. A maneira mais prática é fazer um plano e depois fazer o prolongamento para formar uma caixa.

Construção do Cilindro

Construir um cilindro é como desenhar um cubo, a diferença é que, ao invés de fazer um plano retangular, faz-se um plano arredondado; depois, é só fazer o alongamento e acrescentar o topo.

Construção da Esfera

A esfera é o prisma que exige maior atenção, pois por serem suas formas arredondadas, pode ser facilmente confundida com um círculo. Para construí-la, basta fazer um círculo, encontrar o centro e traçar as suas dimensões uma de cada vez. Cada dimensão deve ser construída apontando para uma linha na superfície da esfera para indicar sua orientação(direção) no espaço.

Características importantes dos prismas
​Elipses

Prestem atenção como vocês estão desenhando elipses em volta dos seus objetos com formatos cilíndricos para não perder profundidade. É importante rascunhar a continuidade da elipse mesmo que depois ela não será vista, para certificar-se de que está corretamente desenhada.

Limites

Há uma característica interessante no desenho de cilindros e esferas que podem nos ajudar na hora de desenhá-los. Eu denominei tais características de LIMITES.

Limites na esfera

Na esfera, se colocarmos uma linha media e a olharmos de frente, ela aparentará como uma linha reta e à medida que a esfera gira para um dos lados, a linha vai se tornando curva até tornar-se um arco. Essa característica serve para indicar a volumetria da esfera e nos ajuda a desenhá-la corretamente.

Limites no cilindro

Essa característica ocorre também no desenho do cilindro. Quando o cilindro é desenhado paralelamente ao plano do papel, as linha que formam seus topos aparecem totalmente retas e à medida que o cilindro é girado de maneira que um dos topos aponta para o observador, as linhas que formam os topos vão ficando cada vez mais curvadas até formarem arcos..

Em que essas características importantes dos prismas ajudam com desenho?

Note que ela nos ajudam a perceber qual lado o cilindro ou a esfera estão apontando.