
Percepção
A maneira como o observador vê o mundo deriva de seu aparato sensorial por onde ele capta as informações e processa em seu cérebro. A realidade é diferente da realidade percebida. Como assim? Explico. Um objeto existente no mundo tem suas medidas diferentes das medidas representadas na imagem visualizada pelo observador. Tomemos uma mesa quadrada por exemplo: A distância entre suas pernas são iguais, mas, ao ser representada numa imagem percebida por um determinado observador, as distância serão diferentes. Por que isso ocorre? Por causa da forma como os olhos funcionam.
2.1. O espaço
O Espaço é vazio, e é infinito. É aqui que todas as batalhas de um artista serão travadas e vencidas! Só podemos percebê-lo com a presença de algum objeto(informação) que, ao deslocar-se em três direções distintas, nos dá a noção de que é formado por três dimensões: LARGURA, ALTURA, PROFUNDIDADE.
O objeto, por sua vez, é a delimitação de parte desse espaço.
Como podemos notar na ilustração, existe o espaço que está em volta do observador e o espaço delimitado que forma cada objeto.
Parece complexo, mas é possível compreender.
O espaço que se estende em volta do observador é um espaço fixo em relação ao mesmo. Ao passo que o espaço delimitado que está no objeto é independente; pode se movimentar. Por isso os objetos podem mudar de posição o tempo todo em relação ao observador.


Na ilustração acima podemos ver um esquema básico de como o espaço é representado em relação ao observado/câmera. A câmera representa o observador.
Stop Motion
Para compreender, vamos fazer uma comparação entre o desenhista e um artista que faz filmes de Stop-motion. O desenhista faz uma simulação do mundo existente, como quem tira uma fotografia. Da mesma maneira, o artista de Stop-motion, tem como resultado do seu trabalho, uma série de fotografias que, ao serem colocadas em sequência darão origem a um filme. O que nos interessa nessa comparação é que, o artista de Stop-motion para realizar seu trabalho, precisa construir todos os objetos presentes na cena. Para o desenhista é a mesma coisa, este precisará construir cada objeto necessário à realização do seu desenho. Porque a atividade do artista de stop-motion é construir e posicionar objetos.


